O Coffee Lab faz 12 anos hoje!

Escrevi esse texto no dia 30 de janeiro de 2011, ainda em obra na casa da Fradique, onde estamos até hoje. Espero que vocês gostem de conhecer a história de como comecei e de como o Coffee Lab nasceu, tanto quanto me emociona ler essas palavras. Um abraço a todos e bons cafés. Isabela Raposeiras

Publicado em 30 de janeiro de 2011
Tradições e padrões familiares são difíceis de mudar ou quebrar. Seguindo, então, a inquietude cigana da família Raposeiras, mudo nessa semana para a terceira casa desde que oficialmente abri a empresa, em 2004, quando ocupei a primeira sede no Campo Belo.
Sogro, sogra, marido e eu completamente exaustos com a montagem no Campo Belo...
Sogro, sogra, marido e eu completamente exaustos com a montagem no Campo Belo...
Muita gente me pergunta como comecei no ramo do café. Aqui vão pitadinhas do começo dessa história que fez 10 anos em Novembro de 2010: • 2000: uma amiga me convidou para ajudá-la a montar uma cafeteria em sua rede de lojas. Aceitei e comecei a desenvolver o projeto. Deparei-me com um tal de "Café Especial" e me encantei.
O Início de tudo.

O Início de tudo.

• 2001: Ipanema Coffees, fornecedor da cafeteria da minha amiga, me convidou para trabalhar em seu projeto de varejo, que se chamava Cafeeira. Fui.
• 2002: ganhei o Primeiro Campeonato Nacional de Barista, em março. No fim desse mesmo ano saí da Cafeeira e fui trilhar carreira solo, dando cursos, treinamentos e fazendo eventos com café. Todos os anos viajava para a Escandinávia para estudar.

Foto do dia em que ganhei o Primeiro Campeonato Nacional de Barista e minha vida mudou!

Foto do dia em que ganhei o Primeiro Campeonato Nacional de Barista e minha vida mudou!

• 2003: mais, muito mais de cursos, treinamentos e eventos. • 2004: primeira sede da empresa que se chamava Academia de Barismo. • 2006: mudança para a casa de Pinheiros, onde fomos muito felizes até agora. Nessa casinha, maior do que se pode pensar apenas olhando para sua fachada, vivi muitas coisas, boas e ruins. Cresci, aprendi, quase fali, me recuperei e criei o meu jeito de entender, trabalhar e fazer café. Aprendi a ser empresária, além de Barista, e espero diariamente ficar atenta aos desafios de manter uma empresa saudável em vários níveis, dia após outro. Desde agosto de 2009 estamos com o projeto Coffee Lab funcionando, com torras super precisas de micro lotes selecionados a dedo. A ausência de balcão nos aproxima dos nossos colegas/clientes de xícaras de café e traz calor à nossa produção germanicamente detalhista, metódica e precisa. Como diz um amigo: "os clichês servem para reforçar coisas importantes". Então lançarei mão de um dizendo que minha equipe é parte fundamental na construção do Coffee Lab e adoro nossa interação e o quanto eles me fazem crescer. Valeu muito, pessoal!! Espero que continuem construindo a história do Coffee Lab durante muito tempo junto comigo. Essa dinâmica de equipe e o conhecimento sempre exercitado e atualizado nos renderam alguns prêmios oficiais em 2009, pois os não oficiais são diários, como o retorno de cada cliente, os elogios, as dúvidas, as críticas, a companhia silenciosa. • Melhor café pela revista Época, pelo júri da revista e eleição do púbico • Melhor café pelo Guia da Folha de São Paulo • Segundo lugar pela Comer e Beber 2010 da Veja São Paulo Estamos felizes com o trabalho realizado nessa casinha, com três mesinhas, equipamentos sensacionais, material humano de primeira categoria e muita vontade de fazer o melhor café que achamos possível no nosso contexto e para nosso gosto, é claro. Estamos ainda mais felizes com o projeto Coffee Lab Vila Madalena, que tem a nossa cara, nosso jeito e bem mais de espaço ;).
Uma amostrinha da obra do novo Lab!

Uma amostrinha da obra do novo Lab!

Abriremos as portas logo após o Carnaval, mas faremos degustações fechadas no novo Lab para quem estiver disponível e ligado no Twitter. Até logo e bons cafés até lá!

Próximo
Próximo

MEXER OU NÃO MEXER… EIS A QUESTÃO TÉCNICA