dicas

Londres, WBC, nova programação de cursos e outras coisinhas mais.


Novas turmas do Curso Prático de Torra com Perfil!

Veja o programa:

http://isabelaraposeiras.blogspot.com/2010/02/insights-sobre-torra.html

Carga Horária: 24 horas úteis
Duração
: 4 dias
Data: checar datas no site http://www.coffeelab.com.br/
Horário: de 9h às 17h
Lotação da turma: 6 alunos
Equipamento: Diedrich IR-12kg
Informações e reserva:
11 3375 7400


Após tantas solicitações…

CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS – Cupping e Espresso

Objetivo: Capacitar o aluno a conhecer suas habilidades sensoriais e conhecer as ferramentas de avaliação profissional de cafés Especiais, tanto no método Cupping quanto no Espresso.

Conteúdo:
* todos os tópicos abaixo são ilustrados com teoria e aprofundados com a prática.

– Ferramentas corporais de perceoção sensorial
– Influências externas à percepção sensorial
– A Psicologia do sabor
– Testes personalizados de distribuição de tipos de papilas gustativas na língua
– Os aromas do café – Le Nez du Café
– Qualidades e defeitos básicos de café e suas possíveis causas
– Qualidades e defeitos avançados de café e suas possíveis causas
– Degustação direcionada às peculiaridades do Espresso.

Carga horária: 18 horas.

Número máximo de alunos por turma: 8.

Data e horário: de 25 a 27 de agosto, das 9h às 16h.

Informações e reserva:
11 3375 7400

Todas as aulas dos cursos de TORRA e DEGUSTAÇÃO são ministradas por Isabela Raposeiras, Mestre de Torra, SCAA Cupping Judge e Barista.


WBC E LONDRES

Notícia ruim: esqueci meu celular no carro quando fui para o aeroporto. Resultado: nenhuma foto tirada por mim. Não sou das mais japonesas nesse sentido, mas numa ocasião em que você encontra um monte de feras e amigos do meio internacional de cafés especiais, a ausência da minha câmera/celular se fez presente. Sorry for that.

Sem muitas novidades, mais uma feira internacional acabou e a certeza que elas são importantes para revermos pessoas e conversarmos sobre as mais recentes experiências sobre café. O lançamento que movimentou a feira e os baristas do mundo foi a máquina de espresso STRADA, novo modelo da La Marzocco. O estande estava sempre lotado de pessoas amontoadas sobre os dois modelos de máquina com o recurso de Perfil de Pressão.

Eu estava super resistente a essa nova possibilidade que acrescenta mais uma variável ao preparo de espresso com tão poucas constantes. A pressão, uma constante no preparo, se tornou uma das variáveis mais maleáveis nesse modelo de máquina. Você basicamente pode fazer o que quiser com a pressão. O resultado: infinitas possibilidades com um mesmo café e a vantagem de você não precisar desistir tão rapidamente de um café que inicialmente não te agrada.

Privilégio meu foi conseguir ouvir toda a explicação sobre a máquina ao lado do Tim Wendelboe que sacou um de seus micro-lotes da bolsa e preparou na máquina. Após alguns testes com perfis diferentes, tomamos um espresso de desmaiar!! O Cielito Lindo, de Honduras. Mais tarde, sentada na arena do WBC para assistir as finais ao lado do Tim, alguém perguntou a ele qual teria sido seu espresso preferido até hoje. Ele respondeu que tinha sido aquele que acabáramos de tomar no estande da La Marzocco. Disse que se surpreendeu com o resultado do café que conhece tão bem, mas, que em sua própria máquina, não se apresenta tão doce, macio e inesquecível. Sortuda eu de estar lá para provar o néctar.

Acompanhei a maioria das apresentações das eliminatórias, e todas as apresentações das semi-finais, etapa acrescentada nesse ano, e das finais. O nível das apresentações e do conhecimento dos baristas está cada ano mais alto. A novidade foi a presença de vários países da América central e do Sul nas semi-finais. Vejam a pontuação de todas as etapas no link: http://www.worldbaristachampionship.com/wordpress/pdf/2010_WBC_Ranking_Order.pdf.

Parabéns à nossa Yara, que ficou em 8º dentre 53 baristas de todo o mundo. Aliás, não houve nenhuma desclassificação nessa edição do mundial.
Minha conclusão: as apresentações são muito bem pensadas e montadas. Os melhores baristas, muito preparados. Ter uma boa pontuação técnica já não passa de obrigação. Então, o sabor das bebidas, do café, especialmente, é realmente aquilo que fará a diferença.

Newsletter para amantes de café

Nós amamos, fazemos e conversamos café. Em nossa newsletter compartilhamos algumas de nossas experiências e aprendizados. Enviamos apenas uma vez por mês, respeitando sua atenção. Quer receber?

Assine a newsletter do Coffee Lab →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *