dicas

Degustações mil!


O ano começou super agitado com a ida à escandinávia para cursos particulares de torra avançada (contei um pouco no post anterior). O momento aprendizado não acabou por lá. Em fevereiro fiz o curso de degustação avançada dentro da metodologia SCAA, oferecido pela ABIC e ministrado pelo Ensei Neto.

Valeu cada centavo do investimento. A metodologia é muito boa e oferece ferramentas importantes para avaliação de um café. O professor conduziu o curso com organização e padrão internacionais, embasando cada etapa do processo em conhecimento profundo e experiência de anos trabalhando com cafés Especiais. Os exercícios sensoriais são excelentes para você conhecer seus potenciais, habilidades e limites. Recomendo!

Semana passada tivemos a degustação dos preciosos cafés Africanos que eu trouxe do The Coffee Collective e do Tim Wendelboe. Logo que cheguei, enbalei os cafés à vácuo para conservar todo festival de complexos aromas que suas torras recentes revelaram (o mais antigo tinha 5 dias de torra).
Cafés:

  • Aricha, Yerga Cheffe – The Coffee Collective
  • Aricha, Yerga Cheffe – Tim Wendelboe
  • Ndairoini, Quenia – The Coffee Collective
  • Gighathaini, Quenia – The Coffee Collective

Tentar descrever o festival de aromas e sabores, além da doçura e sabor resiual destes cafés, seria injusto… Por isso, já marquei nossa próxima degustação. Desta vez, Cafés das Americas Central e do Sul, também torrados por estes mestres. Uma “palhinha”:

  • Finca Vista Hermosa, Huehue, Guatemala – The Coffee Collective
  • Finca La Lomita, Huila, Colômbia – Tim Wendelboe
  • Cielito Lindo, 4º colocado no Cup of Excellence Honduras 2008 – Tim Wendelboe
  • Um Brasileiro – Supresa!

A nossa próxima degustação será no dia 16 de maio, sábado, às 10:30. Que deliciosa maneira de começar o fim de semana…

Até a próxima xícara, então!

Newsletter para amantes de café

Nós amamos, fazemos e conversamos café. Em nossa newsletter compartilhamos algumas de nossas experiências e aprendizados. Enviamos apenas uma vez por mês, respeitando sua atenção. Quer receber?

Assine a newsletter do Coffee Lab →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *